CEO Erasmo Carlos Battistella participa como palestrante em Workshop no IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás

Compartilhar:

               O IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, reuniu na tarde de ontem (05/08), na sede no Instituto, no Rio de Janeiro, representantes de empresas do setor petróleo e automotivo, entidades governamentais e organizações internacionais, para discutir as perspectivas para a inserção do diesel renovável na matriz energética e seus desdobramentos técnicos e regulatórios.


               O workshop ocorreu no contexto em que o diesel renovável surge como alternativa complementar ao biodiesel, não apenas pela menor emissão de poluentes, o que iria ao encontro das metas do Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio), mas também pela performance diferenciada em motores.


Programação

                 A programação teve início com as perspectivas para o uso de diesel renovável na matriz brasileira. José Mauro Ferreira Coelho, Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE, abordou a importância do produto para o planejamento energético brasileiro, enquanto Daniel Furlan, da ABIOVE, trouxe o ponto de vista de um fornecedor de óleo vegetal e Nilton Shiraiwa, da Mercedes Benz, tratou os aspectos técnicos e impactos da utilização desse combustível em motores.


                Já o segundo painel  apresentou um comparativo sobre os avanços na produção do diesel renovável, que ainda não é feita no Brasil. O debate contarou com a participação de Larissa Perotta, da AXENS Solutions, de Dayne Delahoussaye, da NESTE, de Erasmo Batistella, do ECB Group e de Ricardo Pinto, da Petrobras, que trouxeram as perspectivas europeia, norte-americana e latino-americana, respectivamente. \"Tive a oportunidade de defender o uso do Biodiesel, mas também defendi a entrada do Brasil no mercado de HVO (Diesel verde) e do SPK (Querosene de Avião Verde).\" Destacou Battistella.


                Por fim, o último debate abordou os aspectos regulatórios inerentes à produção e comercialização do combustível. Além da moderação de Aurélio Amaral, Diretor da ANP, também estavam presentes Larissa Perotta e Dayne Delahoussaye.


 


Fonte: www.ibp.gov.br