ECB Group assina contrato de compra de matéria-prima sustentável de Pongâmia com a Investancia para a biorrefinaria Omega Green

Compartilhar:

Acordo com empresa holandesa inclui o plantio de 50 milhões de árvores no Paraguai

23 de fevereiro de 2021 - O ECB Group assinou hoje um contrato de compra de 300 mil toneladas anuais de “óleo de reflorestamento” proveniente de árvores de Pongâmia da empresa holandesa/paraguaia líder em agroflorestamento e pesquisa, Investancia, para o período de 30 anos. O negócio é válido até 2055 e representa um significativo avanço na transição global para o transporte verde.

 

 

O centro de Reprodução, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de mudas da Investancia, localizado perto de Carmelo Peralta, no Chaco Paraguai, é o maior local dedicado à produção de árvores de Pongâmia de elite do mundo. Sua atual capacidade de produção anual de 1 milhão de árvores aumentará nos próximos 10 anos para um total de 50 milhões de árvores, plantadas em 125.000 hectares.

 

Um relatório da MEO Carbon Solutions (parte do ISCC – International Sustainability Et Carbon Certification) indicou que o óleo de Pongâmia é significativamente menor em intensidade de carbono do que outras matérias-primas.

 

“Estamos extremamente orgulhosos de nos aliarmos ao investimento estratégico do ECB Group para estabelecer a primeira grande refinaria HVO/SPK no hemisfério sul.” disse Marcel van Heesewijk, CEO e fundador da Investancia.

 

“Durante o ano passado, pudemos desenvolver em conjunto planos para colocar a América do Sul, e mais especificamente o Paraguai, no mapa como a região líder em combustíveis verdes de próxima geração, usando matéria-prima gerada por nossas atividades de reflorestamento certificado no Chaco Paraguaio. Nossos esforços combinados têm impactos imediatos e múltiplos sobre as mudanças climáticas”, completou.

 

Para Erasmo Carlos Battistella, CEO do ECB Group, “com este acordo de fornecimento de óleo de Pongâmia, nós buscamos diversificar o portfólio de matérias-primas para a operação da biorrefinaria Omega Green com soluções de menor Intensidade de Carbono entre as safras de produção de óleo vegetal”.

 

Segundo ele, “esta é uma decisão concreta e inovadora nessa direção, que no médio prazo pode chegar a atender um terço do que vamos consumir de matéria-prima para a produção do Omega Green. O contrato também representa um impacto positivo direto para a economia do Paraguai ao fomentar a produção agrícola dentro de um sistema de reflorestamento que ajuda no sequestro de carbono”. A medida reforça o propósito do ECB Group de investir e gerar valor em biocombustíveis avançados.

 

O óleo de Pongâmia será utilizado pelo ECB Group em sua nova biorrefinaria Omega Green, localizada em Villeta, Paraguai, perto de Assunção. O grupo já assinou contratos com a Shell Trading (US) e a bp em contrato plurianual que fornecerá aproximadamente 1 bilhão de litros de diesel renovável e combustível renovável para aviação por ano. Os contratos estão previstos para serem executado de 2024-2029, totalizando mais de 4 bilhões de litros dos produtos já comercializados.

 

A Investancia começou a desenvolver sua matéria-prima a partir do reflorestamento em 2014, com o apoio de desenvolvimento genético inicial do parceiro americano TERVIVA. O óleo de Pongâmia da Investancia utilizado na produção de HVO tem baixo teor de carbono, baixa mudança de uso indireto da terra (ILUC) e está em conformidade com a Diretiva de Energia Renovável da Europa e os Padrões de Combustível de Baixo Carbono da Califórnia. Os primeiros programas de reflorestamento em escala da empresa começaram em 2.000 hectares de terras arrendadas.

 

A Investancia possui licenças de importação e ambientais com os Ministérios da Agricultura e Meio Ambiente, MADES e SENAVE, no Paraguai, onde as árvores estão sendo plantadas.

 

O impacto da árvore Pongâmia vai além da produção de óleo vegetal. As árvores são altamente sustentáveis e adaptáveis, não requerem fertilizantes e são altamente eficientes na remoção de carbono. Cada árvore sequestra uma média de 44 kg de CO2 por ano - o valor mais alto de qualquer safra de produção de óleo. O farelo de Pongâmia proveniente do processo de extração do óleo também é rico em proteínas e é destinado como matéria-prima para produção de ração animal.

 

 

Sobre a Investancia:

 

A Investancia foi fundada em 2013 e é apoiada por um grupo de acionistas europeus. A empresa tem sua sede corporativa na Holanda, enquanto suas operações florestais locais estão baseadas no Paraguai. A partir de seu local de propagação de árvores no Alto Paraguai, a Investancia produz óleo de Pongâmia, um óleo avançado e matéria-prima renovável altamente escalonável com baixo ILUC, tornando-a uma das melhores opções de matéria-prima para HVO e produção de biocombustível de aviação sustentável (SAF) também devido aos seus níveis de CI extremamente baixos. O óleo de Pongâmia tem um impacto climático positivo resultante da práticas agroflorestais únicas aplicadas pela Investancia com base nos princípios de reflorestamento em Sistema Silvipastoril (SSP - combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma Integrada). Para saber mais, visite: www.investancia.com

 

 

Omega Green

 

A biorrefinaria Omega Green será construída no Paraguai e terá capacidade total de produção de 20 mil barris por dia, produzindo uma mistura de combustíveis como HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado, também conhecido como Diesel Renovável), SPK (Querosene Parafínico Sintético, também conhecido como Sustainable Aviation Fuel ou Biojet), e Green Naphtha (usado na indústria química para fazer plástico verde, entre outros produtos). O empreendimento inclui a empreiteira Honeywell UOP, proprietária da tecnologia de refino de combustível renovável para UOP Processreactors ™, Crown Iron Works, uma empresa dos EUA que fornece o equipamento de pré-tratamento atualizando as matérias-primas renováveis para uma qualidade adequada para refino em biocombustíveis, e Acciona, uma das maiores empresas de engenharia e construção do mundo.

 

 

Sobre o Grupo ECB:

 

ECB Group foi fundada em 2011 pelo empreendedor Erasmo Carlos Battistella, que tem investimentos e participações estratégicas, em significante nas empresas dos setores da Agroenergia. O atual portfólio de investimentos inclui participação em empresas como BSBIOS, R.P. BIO SWITZERLAND SA, ECB GROUP PARAGUAY e ECB GROUP BRASIL. Visite o site: www.ecbgroup.com.br.