ECB Group assina contrato de compra e venda de mais de 2,5 bilhões de litros de biocombustíveis com a Shell

Compartilhar:

O contrato inclui a compra de mais de 500 milhões de litros por ano a partir de 2024, ajudando a atender a demanda global por energia mais limpa

O Grupo ECB Paraguay e a Shell Trading (US) Company (“Shell”) assinaram um contrato plurianual que fornecerá mais de 500 milhões de litros por ano de diesel renovável e combustível renovável para aviação à Shell, uma das maiores empresas de energia do mundo. O contrato está previsto para ser executado a partir de 2024.

O diesel renovável HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) e o combustível renovável para aviação (Synthetic Paraffinic Kerosene-SPK), também conhecido como Sustainable Aviation Fuel (SAF), serão produzidos na biorrefinaria Omega Green do Grupo ECB a ser construída no Paraguai, com capacidade total de produção de 20.000 barris por dia de HVO, SPK, SAF e nafta verde.

“Estamos muito satisfeitos por ter a Shell como nosso maior offtaker individual”, disse o fundador e CEO doECB Group, Erasmo Carlos Battistella. “Com o foco bem conhecido da Shell em iniciativas de descarbonização, faz todo o sentido trabalharmos juntos para fornecer fontes de soluções de combustíveis renováveis, especialmente nos setores de transporte rodoviário e aviação. Este acordo também posiciona a biorrefinaria Omega Green de última geração como um grande produtor para atender a uma demanda crescente por combustíveis de baixo carbono”.

O ECB Group, liderado por Battistella, é o maior produtor brasileiro de biodiesel com capacidade anual de 828 milhões de litros. Com o contrato assinado hoje, o grupo se estabelece como o futuro produtor líder de HVO e SAF no hemisfério sul, fornecendo combustíveis que ajudam a impulsionar a descarbonização dos principais setores de transporte, como aviação e transporte rodoviário.

“Os biocombustíveis devem desempenhar um papel fundamental na obtenção de um sistema de energia com emissões líquidas zero, mas a colaboração é crítica para que o fornecimento e uso mundial desses combustíveis de baixo carbono se tornem mais difundidos”, disse Odeh Khoury, Vice-presidente da Shell para Comércio de Produtos e Abastecimento, Américas.

“Temos o prazer de trabalhar com o ECB Group para fornecer biocombustíveis de baixo carbono para atender à demanda por energia mais limpa de nossos clientes em todo o mundo. Ao combinar as capacidades de produção do ECB e a presença regional com a experiência de comércio global de biocombustíveis da Shell, somos capazes de trazer um volume significativo de combustíveis renováveis para o mercado global”.

O projeto do ECB Group para construir e operar a biorrefinaria Omega Green inclui a contratada Honeywell UOP, proprietária da tecnologia de refino de combustível renovável UOP Process reactors™;Crown Iron Works, uma empresa americana que fornece sistemas e tecnologias de processamento, incluindo tecnologia de pré-tratamento de matéria-prima, e Acciona, uma das maiores empresas de engenharia e construção do mundo.