Parceria entre BSBIOS e o Grupo Madero transforma óleo de cozinha usado em energia limpa

Compartilhar:

Em modelo de economia circular, a matéria-prima residual de 270 restaurantes será destinada para produção de biodiesel

A BSBIOS e o Grupo Madero firmaram, nesta quarta-feira (15/02), em Curitiba (PR), um contrato de compra e venda de Óleo de Cozinha Usado (UCO, na sigla em inglês) das cozinhas dos restaurantes do Grupo Madero. A matéria-prima residual será destinada para a produção de biodiesel, configurando um modelo de Economia Circular – quando o desenvolvimento sustentável se dá por meio de modelos de negócios que priorizam insumos recicláveis e renováveis.

O recolhimento envolve 270 restaurantes do Grupo Madero, incluindo Madero Container, Madero Steak House e Jeronimo Burger, em todo o país. O contrato prevê o recolhimento de 55 mil litros de UCO por mês. Os resíduos são cuidadosamente reservados, cumprindo os requisitos da regulamentação vigente, e são recolhidos pelos mesmos veículos que abastecem os restaurantes com suprimentos formando, assim, o processo de Logística Reversa. O óleo utilizado retorna à Cozinha Central do Madero, em Ponta Grossa (PR), de onde segue para a unidade da BSBIOS em Marialva (PR).

“O resíduo do óleo de cozinha industrial é um item potencialmente poluidor quando descartado de maneira inadequada, sendo necessárias alternativas que possibilitem a sua reciclagem”, disse Júnior Durski, CEO do Grupo Madero. “Por isso, a parceria com a BSBIOS neste processo de logística reversa é importante para promovermos equilíbrio não só ambiental, mas, também, econômico, uma política do Grupo Madero que está totalmente em sintonia com as boas práticas de ESG”.

Desenvolvimento sustentável

“Esta é mais uma medida que reforça o propósito da BSBIOS de participar do desenvolvimento sustentável do planeta por meio do agronegócio e das energias renováveis, além de ter a sustentabilidade como um dos seus valores, entendendo a urgência e a importância da preservação do planeta”, analisa Erasmo Carlos Battistella, presidente da BSBIOS.

No ano passado, a BSBIOS anunciou seu Manifesto de Sustentabilidade, no qual dá especial ênfase à cadeia de valor e à natureza, valorizando o fornecimento responsável e a conservação da biodiversidade, potencializando a circularidade e a produção mais limpa.

Eficiência em descarbonização

“O uso do UCO é uma alternativa duplamente sustentável, pois diminui o descarte inadequado do resíduo e colabora para a produção de um combustível comprovadamente renovável”, explica Battistella. Como o UCO é considerado uma matéria-prima residual na produção do biodiesel, não são atribuídas emissões de gases de efeito estufa (GEE) referente a sua geração, tornando-o mais eficiente no processo de descarbonização.

No Brasil, o UCO é 2,25% da matéria-prima usada para produção de biodiesel (segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP), mas, no Sudeste, essa participação é de cerca de 20%. A BSBIOS pretende ampliar sua utilização, que representou 4% da matéria-prima utilizada em 2022 para a produção de biodiesel.

O Santander Brasil concedeu, no final do ano passado, um financiamento de R$ 40 milhões, vinculado a compromissos ESG à BSBIOS. Entre as contrapartidas acordadas para a transação estão a ampliação do projeto social de coleta de UCO em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Na unidade da BSBIOS na Suíça, por exigência da legislação local, a planta utiliza exclusivamente o UCO de canola e, em menor proporção, de girassol, como matéria-prima para a produção de biodiesel.

Grupo Madero

O Grupo Madero foi fundado em 2005 e, atualmente, possui uma das maiores redes de restaurantes do país, com um portfólio de cerca de 270 restaurantes multimarcas, construídos sobre uma plataforma de produção, distribuição e logística verticalmente integrada. Mantém rigorosos processos de produção, priorizando alimentos orgânicos e sem conservantes, elevando o padrão de qualidade do que é servido a aproximadamente 3 milhões de clientes por mês.

BSBIOS

A BSBIOS é uma empresa brasileira fundada em 2005 e líder brasileira na produção de biodiesel. Além de duas unidades produtivas no Brasil, uma em Passo Fundo (RS) e outra em Marialva (PR), o grupo também conta com uma unidade de produção na Suíça e conduz o projeto de construção da biorrefinaria Omega Green no Paraguai, que irá produzir biocombustíveis avançados (HVO – diesel verde, SAF – bioquerosene de aviação e nafta verde). No país da América do Sul, a empresa acaba de anunciar a aquisição do Complexo Industrial La Paloma, empresa localizada em La Paloma del Espíritu Santo, no Departamento de Canindeyú. A unidade será identificada como BSBIOS La Paloma.

A empresa também anunciou, em 2022, o investimento na primeira usina de etanol de grande escala do Rio Grande do Sul. Localizada em Passo Fundo (RS), a nova unidade produzirá, quando totalmente instalada, 220 milhões de litros de etanol (anidro ou hidratado) e 155 milhões de toneladas por ano de farelo para a cadeia de proteína animal.