Presidente da APROBIO destaca benefícios do biodiesel em reunião com ministro de Minas e Energia

Compartilhar:

O presidente do Conselho de Administração da APROBIO, Erasmo Carlos Battistella, participou nesta quinta-feira (24), em Brasília, de reunião do setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que destacou a importância de receber representantes de todos os segmentos ligados aos combustíveis no início de sua gestão à frente do MME.

 

 

 

 

No encontro, Battistella afirmou que o setor de biodiesel tem um histórico de contribuição e alegrias para o Brasil, com um tripé de benefícios ambientais, sociais e econômicos. O presidente da Aprobio ressaltou o espaço que o programa destina à agricultura familiar e o fato de agregar valor à cadeia da proteína animal, já que 20% do biodiesel hoje é produzido a partir de gorduras bovina, suína, de frango e até de peixe. “Antes do biodiesel, esse material era resíduo, lixo que poluía nossos mananciais. Hoje, agrega valor à cadeia da pecuária”, afirmou, destacando as vantagens ambientais que se somam à redução de emissões de gases de efeito estufa, ao substituir o diesel fóssil.

 

 

 

 

 

Battistella destacou ainda três pontos fundamentais do RenovaBio, que definiu como divisor de águas na política energética brasileira e no setor de biocombustíveis. O primeiro ponto é o cronograma de aumento gradual da mistura até B15, previsto para ter início em 2019 e ser concluído em 2023, que dá previsibilidade para a cadeia produtiva. Também são fatores decisivos a finalização dos testes relativos ao B15, em março, e a operacionalização do mercado de CBIOs.

 

 

 

 

 

“Ao implementarmos e cumprirmos o RenovaBio até 2030, só na nossa cadeia produtiva estamos falando de investimentos de 22 bilhões”, concluiu Battistella, que reafirmou a disposição da APROBIO em colaborar com o MME e com o país. “O Brasil tem a grande oportunidade de ser o líder na América do Sul do Oriente Médio Verde.”