ECB Group firma parcerias estratégicas com assessorias para financiamento do projeto Omega Green no Paraguai

Compartilhar:

Banco Santander e UBS BB se somam ao projeto, que tem início das obras previsto para o segundo semestre de 2021

Com o planejamento do início das obras de construção da indústria de produção de biocombustíveis avançados Omega Green, no Paraguai, no segundo semestre deste ano, o ECB Group fechou nas últimas semanas parcerias com assessorias estratégicas do projeto. Juntaram-se ao empreendimento o Banco Santander e a UBS BB, somando-se às instituições que já atuam no projeto Barclays, UBS e Martinelli Atria.

 

O CEO do ECB Group, Erasmo Carlos Battistella, destaca a relevância de contar com parceiros que seguem o mesmo propósito. “Visualizamos no Banco Santander e, na recém-criada associação, UBS BB fortes aliados no desenvolvimento e investimento para a viabilização de projetos sustentáveis. Isso nos deixa muito satisfeitos e seguros de que o projeto da biorrefinaria Omega Green estará muito bem alicerçado,” destacou o empresário.

 

Com investimento previsto de US$ 800 milhões, a planta vai produzir HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado, também conhecido como Diesel Renovável), SPK (Querosene Parafínico Sintético, também conhecido como Sustainable Aviation Fuel ou Biojet), e Green Naphtha (usado na indústria química para fazer plástico verde, entre outros produtos), biocombustíveis avançados cuja contribuição no processo de transição para a economia da descarbonização aumentará exponencialmente. A produção será exportada para a Europa e América do Norte.

 

“O Banco Santander é um parceiro de longa data do Grupo, com o qual temos uma excelente relação. Tenho certeza que os seus princípios que prezam pela sustentabilidade impulsionarão ainda mais nosso projeto,” ressaltou ele.

 

“O UBS já estava no projeto e, agora, está ainda mais fortalecido com a associação com o Banco do Brasil, que atua também no Paraguai, trazendo a soma de expertises e capacidade de distribuição global como diferencial,” pontuou Battistella.

 

Estão ainda trabalhando estrategicamente na geração de valor do projeto a consultoria Martinelli Atria e, na captação de investidores globais, o banco Banco Barclays. O ECB Group é o maior produtor de biodiesel do Brasil com uma capacidade anual de 828 milhões de litros. Com o Omega Green, o grupo se posicionará como o maior produtor de biocombustíveis avançados do hemisfério sul.

 

 

Omega Green

 

A usina de biocombustível avançado Omega Green será construída em Villeta, no Paraguai e, terá capacidade total de produção de 20 mil barris por dia, produzindo uma mistura de biocombustíveis como HVO, SPK e Green Naphtha.

 

Esse é o maior investimento privado em um único projeto da história do Paraguai e vai trazer ganhos para a economia de mais de US$ 8 bilhões em 10 anos, contribuindo para o equilíbrio da balança comercial daquele país. Além de gerar 3.000 empregos diretos na fase de construção e cerca de 2.400 diretos e indiretos quando entrar em operação. Mais de 20.000 famílias de pequenos agricultores deverão se beneficiar com os programas de certificação para fornecimento de matéria-prima.

 

O empreendimento Omega Green inclui a empreiteira Honeywell UOP, proprietária da tecnologia de refino de combustível renovável para UOP Processreactors ™, Crown Iron Works, uma empresa dos Estados Unidos que fornece o equipamento de pré-tratamento atualizando as matérias-primas renováveis para uma qualidade adequada para refino em biocombustíveis, e Acciona, uma das maiores empresas de engenharia e construção do mundo.