Honeywell foi a escolhida para fornecer tecnologia de combustíveis renováveis para a primeira planta avançada de biocombustíveis do ECB Group no Paraguai

Compartilhar:

Os processos de combustíveis renováveis da Honeywell produzem diesel e querosene verde para aeronaves com menos emissões de gases de efeito estufa

A Honeywell anunciou hoje que o ECB Group, com sede no Brasil, usará o processo UOP Ecofining™ para converter óleos vegetais e gorduras animais não comestíveis em diesel renovável e combustível verde para aviação na unidade de produção Omega Green localizada em Villeta, perto de Assunção, no Paraguai. A iniciativa, que marca o primeiro projeto de biocombustíveis avançados no país, é o maior investimento privado na história do Paraguai.


A Honeywell UOP foi selecionada para fornecer serviços de tecnologia e engenharia para o projeto, que produzirá combustíveis que reduzem as emissões de gases de efeito estufa, incluindo diesel renovável (HVO - Hydrotreated Vegetable Oil) e o combustível verde de aviação (SPK - Synthetic Paraffinic Kerosene, também conhecido como Sustainable Aviation Fuel - SAF).


A tecnologia da Honeywell UOP que será fornecida para o projeto Omega Green vai minimizar as emissões de CO2 usando o GLP renovável e a nafta produzida na unidade UOP Ecofining para autossustentar o processo em oferta de energia e hidrogênio. Em parceria com a Wood, uma empresa global de consultoria e engenharia, a Honeywell UOP integrará a tecnologia da planta de hidrogênio da Wood com o projeto da unidade Ecofining para produzir hidrogênio sustentável a partir de matérias-primas renováveis. Isso reduzirá ainda mais a intensidade geral do carbono do Honeywell Green Diesel™ e Honeywell Green Jet Fuel™.


Quando entrar em operação, o Omega Green produzirá até 20.000 barris por dia de diesel renovável e combustível verde para aviação. O complexo deve gerar mais de 3.000 empregos durante a construção e 2.400 empregos diretos e indiretos quando estiver em plena operação. O ECB Group estima que mais de 20.000 famílias de pequenos agricultores se beneficiarão de programas de certificação social para produzir matérias-primas para a planta.


“Ter a primeira biorrefinaria na América do Sul é um marco importante e pode ajudar a atender essa demanda por recursos renováveis que continua a crescer globalmente”, diz José Fernandes, vice-presidente e gerente geral da Honeywell Performance Materiais e Tecnologias da América Latina. “Nossas tecnologias de combustíveis renováveis são uma solução comprovada para essa demanda e ajudam o Paraguai a se tornar um fornecedor líder de biocombustíveis.”


“O projeto Omega Green contará com a mais recente e avançada tecnologia para o processo industrial, a partir de hidrogênio renovável, de diesel verde, do bioquerosene de aviação, além da nafta verde”, afirma Erasmo Carlos Battistella, CEO do ECB Group. “O sucesso desta iniciativa no Paraguai é baseado em fortes parcerias como a que firmamos agora com a Honeywell.”


O processo Honeywell Ecofining, desenvolvido em conjunto com a Eni SpA, converte óleos naturais não comestíveis, gorduras animais e outras matérias-primas residuais em Honeywell Green Diesel™ e Honeywell Green Jet Fuel™, que é quimicamente idêntico ao seu similar à base de petróleo. Ambos os produtos oferecem melhor desempenho em relação ao diesel fóssil e ao combustível de aviação, e podem ser usados como substitutos imediatos em veículos e aeronaves, sem modificações no equipamento.


O Honeywell Green Diesel também apresenta uma redução do ciclo de vida de 80% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação ao diesel de petróleo e apresenta um valor de diesel de cetano mais alto para fornecer melhor desempenho do motor com menos emissões. Já, o Honeywell Green Jet Fuel pode ser misturado perfeitamente com combustível à base de petróleo. Quando usado em uma mistura de até 50% com combustível de aviação à base de petróleo, o Honeywell Green Jet Fuel não requer alterações na tecnologia da aeronave e atende a todas as especificações críticas para o vôo.


O UOP Ecofining é um processo usado em quase 100% das unidades que produzem diesel renovável - e em toda a produção de combustível renovável licenciada hoje para aviação no mundo. A UOP atualmente licenciou 20 unidades Ecofining em nove países ao redor do globo, processando 12 tipos diferentes de matérias-primas renováveis.


O ECB Group é uma holding brasileira com investimentos e participações estratégicas em empresas agroenergéticas, atuando em áreas como produção de biodiesel e geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis.


Wood é um líder global em consultoria e engenharia em energia e ambiente operacional, que ajuda a proporcionar soluções para alguns dos desafios mais críticos do mundo. A empresa fornece soluções de consultoria, projetos e operações em mais de 60 países, empregando cerca de 40.000 pessoas. Wood é pioneira na tecnologia de produção de hidrogênio, com uma lista de experiência em mais de 120 usinas de hidrogênio e gás de síntese em todo o mundo. A marca registrada da tecnologia de Wood é o design Terrace-Wall, que suporta a flexibilidade da matéria-prima e um alto grau de modularização.


Honeywell UOP  é um fornecedor e licenciador internacional líder de tecnologia de processo, catalisadores, adsorventes, equipamentos e serviços de consultoria para as indústrias de refino de petróleo, petroquímica e processamento de gás. Honeywell UOP faz parte do grupo de negócios estratégicos de Materiais e Tecnologias de Desempenho da Honeywell, que também inclui a Honeywell Process Solutions, uma empresa pioneira em controle de automação, instrumentação e serviços para petróleo e gás, refino, petroquímica, química e outras indústrias.


Honeywell é uma empresa de tecnologia Fortune 100 que oferece soluções específicas da indústria, o que inclui produtos e serviços aeroespaciais; tecnologias de controle para edifícios e indústria; e materiais de desempenho em todo o globo. Nossas tecnologias ajudam aeronaves, edifícios, fábricas, cadeias de suprimentos e trabalhadores a se tornarem mais conectados para tornar nosso mundo mais inteligente, seguro e sustentável. Para obter mais notícias e informações sobre a Honeywell, visite www.honeywell.com/newsroom.